Bem-vindo à nova era da educação.

Aula Magna

Aula Magna

GEOTECNIA E SEGURANÇA DE BARRAGENS E PILHAS

GEOTECNIA E SEGURANÇA DE BARRAGENS E PILHAS

Você é nosso(a) convidado(a) para cooperar com o intercâmbio de ideias interagindo ao vivo com a gente.

16ago

a partir das 19h

Preencha com os seus dados

E faça parte da lista VIP do evento. Você receberá todo o acompanhamento sobre a aula e demais conteúdos.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses. Você pode modificar as suas permissões a qualquer tempo. Para mais informações sobre alterações de preferências e nossas práticas para respeitar a sua privacidade, confira a nossa Política de Privacidade.

O tema será

Desafios na disposição de rejeitos de mineração frente ao conhecimento atual

Os rejeitos de mineração são compostos pelos materiais não aproveitados após o processo de beneficiamento mineral, por não possuírem valor econômico. Como não podem ser descartados de qualquer jeito no meio ambiente, normalmente são depositados em estruturas geotécnicas, como Barragens de Rejeitos, quando se encontram em forma de polpa ou lama, ou Pilhas de Disposição de Rejeitos (PDR’s), quando se encontram em forma de pasta após passarem por um processo de deságue e/ou filtragem

Com profissionais de grande renome do setor minerário

Com profissionais de grande renome do setor minerário

Cassiano Vieira Barbosa, M.Sc.

Mestre em Geotecnia e Analista de Projetos na Tractebel Engie. Tem experiência em avaliação de projetos de pilhas de estéril e rejeito, gerenciamento de riscos geológico-geotécnicos e estabilidade de taludes.

Fernando Gabriel Araújo

Diretor Associado da Fundação Gorceix e Coordenador Geral da Pós-graduação em Engenharia de Materiais da UFOP

Leonardo Costa Alvim

Engenheiro Civil formado pela UFSJ, pós-graduado em Engenharia em Geotecnia, Gerenciamento de projetos pela PUC Minas e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua com o acompanhamento técnico, tecnológico e de performance do processo de formação das pilhas de rejeito, desde a implantação da infraestrutura até o encerramento das estruturas. Desenvolve estudos em conjunto com os clientes e partes interessadas do negócio, a fim de aumentar a produtividade e eficiência do processo de empilhamento.

Leonardo da Silva Machado

Engenheiro Civil formado pela UFSJ, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela PUC Minas e mestrando em Engenharia Geotécnica pela UFV, com linha de pesquisa voltada para pilhas de rejeito filtrado. Atua diretamente com projetos de engenharia de pilhas de rejeito filtrado, pilhas de estéril e estabilização de taludes. Realiza diversos estudos voltados para otimização de projetos de pilhas de rejeito, tanto quanto estudo de técnicas para melhoramento do Fator de Segurança destas estruturas.

Marcela Tainã

Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Márcio Leão

É Pós Doutor em Geotecnia pela UFV, Doutor em Geologia de Engenharia pela UFRJ, Doutorando em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geologia de Engenharia pela UFRJ, possui MBA em Gestão de Projetos pela USP e, Bacharel em Geologia pela UFRJ. Geólogo com 16 anos de experiência em planejamento de obras de arte de engenharia civil, nacionais e internacionais. Atua como Geólogo Master na Coordenação do Setor de Geologia, bem como na Gerência de Projetos de Mineração naTractebel. É Docente de cursos de Pós-graduação.Lattes:http://lattes.cnpq.br/1863804528986291

PALESTRAS

1 . Considerações Sobre a Análise de Estabilidade Tridimensional pelo Método do Equilíbrio Limite

Aplicabilidade da abordagem tridimensional na avaliação da estabilidade de taludes pelo método do equilíbrio limite, destacando as principais vantagens e os desafios ainda vigentes no cenário atual.

Cassiano Vieira Barbosa, M.Sc.

2 . Empilhamento de Rejeito de Minério de Ferro Filtrado

Devido aos últimos acidentes envolvendo barragens de rejeito e às legislações mais restritivas para a implantação destas estruturas, observa-se a necessidade da busca por novas alternativas para a disposição do rejeito. Dentre as alternativas, uma das mais estudadas são as pilhas de rejeito filtrado. Essas estruturas muitas vezes são robustas e apresentam desafios de engenharia e implantação que necessitam de desenvolvimento de projetos bem detalhados, além de uma disposição de rejeito com controles tecnológicos adequados e com um sequenciamento bem assertivo. Nesta aula magna, abordaremos sobre os desafios e as boas práticas para o desenvolvimento dos projetos e implantação das pilhas de rejeito filtrado.

Leonardo da Silva Machado

Leonardo da Silva Machado

Leonardo Costa Alvim

DEBATES

Mediadores

Mediadores

Márcio Leão

Márcio Leão

Marcela Tainã

Marcela Tainã

Debatedores

Cassiano Barbosa

Fernando Gabriel

Leonardo Alvim

Leonardo Machado

Não perca esta oportunidade!

Não perca esta oportunidade!

Participe desse intercâmbio de ideias e experiências e conheça a proposta do curso.

Participe desse intercâmbio de ideias e experiências e conheça a proposta do curso.

FAÇA SUA PRE-INSCRIÇÃO

© INSTITUTO MINERE - Todos os direitos reservados